SOBRE O CURSO

   Por que Experimentar?

  "O termo Teatro Experimental está em concordância com teatro de vanguarda, teatro-laboratório, performance, teatro de pesquisa ou, simplesmente,teatro moderno;(...)Mais que um genero, ou um movimento histórico, é uma atitude dos artistas perante a tradição, a instituição e a exploração comercial.(...)
   Experimentar pressupõe que a arte aceita fazer tentativas, até mesmo errar, visando à pesquisa do que ainda não existe ou a uma verdade oculta.(...) O direito à pesquisa e, portanto, ao erro, estimula os criadores a assumirem riscos."


(PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro,p.p. 388,389)


No vídeo acima, um momento de experimentação do Odin Teatret, do encenador Eugênio Barba, referência de um teatro experimental.


     O Curso de Experimentação Teatral ARTECORPO há três anos que recebe alunos de diversas faixas etárias, com o intuito de introduzi-los na arte da cena, porém sempre se preocupando em cultivar a autonomia criativa de cada um. Aqui não só são exploradas diversas técnicas ligadas ao trabalho do ator, como é instigado a conhecer e refletir mais sobre seu corpo e sua mente. 
     O caminho entre um corpo que se expressa para um corpo que improvisa e joga conscientemente com os signos que cria, é, deste modo, errante, subjetivo e experimental. Isto implica que o aluno é observado a cada aula, para que seu processo contribua para o seu crescimento, não só como artista em potencial, mas como cidadão.
      
CAMINHOS PEDAGÓGICOS

- Inicialmente o aluno é apresentado ao seu próprio corpo, no sentido do despertar de uma consciência sobre ele. Alongamentos, exercícios de respiração, reconhecimento do espaço, são dinâmicas abordadas neste primeiro momento.

- Um segundo passo: reconhecer-se no contato com o outro. O sentido do jogo teatral começa a ser despertado, a partir de estímulos diversos: a música, imagens das artes plásticas e o toque do outro.

- Passo terceiro: apreciação de obras teatrais, leitura de textos e vídeos ligados ao trabalho do ator. Entendimento do fenômeno teatral como um arranjo de outras modalidades artisticas (artes plásticas, dança, música e literatura).

- Passo quarto: improvisação e criação de cenas a partir de um texto ou um tema caro ao grupo. Neste momento, a ideia é viver uma imersão criativa, de maneira que um produto final seja gerado para exibição em um teatro profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário