Professores

Rachel Palmeirim


 Ensino Superior completo em Artes Cênicas, bacharel em interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). – Cursando Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF). – Licenciada em Docência do Ensino Fundamental e Médio na Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Cursos: Ta na Rua com Amir Haddad; Oficina de Contação de Histórias no Sesc Copacabana (2002); Curso de Leitura Dramatizada na Fundação de Artes de São Gonçalo (2001); Tablado com Guida Viana (1999); – Workshop de interpretação para TV, com Antônio Amâncio (1999); entre outros.

Experiência Profissional: “A Vida por um Gole” (2008/9); “Uma Receita dos Deuses” (2008) “Piatã – Redescobrindo o Brasil” (2007/2008); “Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex” (2007); “O Sonho” (2005/2006); “Recontando o Pequeno Príncipe” (2005/2008); “As Bacanas” (2004); “Encontros Conjugais” (2003); "Cadê a Camisinha?" (2003); 1,2,3 Brasil Era Uma Vez” (2000/2003); O Coelho Pitomba” (2000/2003); “A Princesa e o Sapo” (2002); “A Cigarra e a Formiga” (2002); “A Dama e o Vagabundo” (2001); “Os Músicos de Bremen” (2000); “O Casamento de Dona Baratinha” (1999/2002); “Pinóquio” (1997/2002).

Esquetes Empresariais e Intervenções performáticas – “Niterói 40 Graus (2010); “Furo de Reportagem” (2009); “Criativando” (2009); “Um por todos e todos por um” (2009); “Laura” (2006/2008); “Vencedor ou Campeão” (2005); “No trânsito somos todos pedestres” (2005); “Reciclando Nossas Vidas” (2005/2006); “Do Preto e Branco ao Colorido” (2005).

Contações de Histórias – “A Verdadeira Independência” (2008/2009); “Florbela” (2007); “Coelhinho Fujão” (2006); “Branca de Neve e os Sete Anões” (2005); “Rapunzel” (2004).

Docência: Oficina Tatro no DCE – UFF (2008/2009); Colégio Anchieta – Niterói (2009).

Reynaldo Dutra


Reynaldo Dutra (Reinaldo Gonçalves Dutra), 28 anos, carioca, é ator, diretor e professor de teatro licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Desde os 14 anos, trabalhou e estudou em diversas produções teatrais nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, junto a companhias amadoras e profissionais, sendo as principais:

- Cia. dos Erros (espetáculo infantil A Onça e o Bode- 2000/ Teatro do SESC Niterói e Teatro João Caetano em São Gonçalo);
- Quantum Cia. de Teatro (espetáculos Quietude – 2003/ Teatro Miguel Falabella RJ; A Fábula da Casa das Mulheres sem Homens – 2005/ Teatro Miguel Falabella, Teatro Glória, Espaço II do Teatro Villa Lobos, Teatro Glauce Rocha e municípios do interior do RJ; O que Você Mentir Eu Acredito – 2007/ Sala Paschoal Carlos Magno-UNIRIO e Teatro II do SESC Tijuca); 
- Grupo OCAMPO  (espetáculo O Despertar da Primavera – 2006/ Teatro Glaucio Gil – RJ)
- Grupo Moitará (Núcleo de Pesquisa sobre A Dramaturgia do Ator – 2009/RJ),
- Cia. Enviezada de Teatro (espetáculo O Sonho – 2009/ Teatro Ziembinsky/RJ)
- Cia. Anômala de Teatro (espetáculos Macário, às vezes a vida volta... – 2006/ Faculdade de Artes Cênicas UNIRIO, Café Cultural e Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ – RJ; A Vertigem de Leonor de Mendonça – 2008/ Teatro Municipal Carequinha-São Gonçalo e Teatro do SESC São Gonçalo – RJ)
- Os Despretensiosos Coletivo Teatral (espetáculo “Escandaloso Desejo de Amar” – 2011/ Teatro Miguel Falabella RJ)

Participou como aluno e produtor em projetos de extensão universitária (Enfermaria do Riso, Núcleo do Ator e 1ª Semana de Licenciatura em Artes Cênicas/ UNIRIO).

Desenvolveu, como professor de teatro, trabalhos em instituições e projetos educacionais/culturais (Colégio Paraíso/Faculdade Lusófona, ARTECORPO Teatro e Cia., Oficina da Dança do Clube Esportivo Mauá, Projeto do Parque Ambiental Praia das Pedrinhas – Petrobrás e Governo do Estado do Rio de Janeiro e SESC São Gonçalo). Há três anos desenvolve uma pesquisa sobre a composição cênica a partir do trabalho do ator, junto ao Núcleo de Criação Corpo em Cena (antiga Cia. Quarto de Teatro) que constitui um grupo de investigação na prática interdisciplinar em artes (Curso de Experimentação Teatral Corpo Expressivo), em parceria com o professor Eros Nunes (Dança Contemporânea) e Rafael Mello (Musicalização). A partir deste trabalho, alguns espetáculos e eventos foram originados: Ator Emparedado (esquete de autoria própria/ 2008); O Pior de Mim Mesma (espetáculo baseado na obra Laços de Família de Clarice Lispector/SESC São Gonçalo 2009); Quem tem Medo de Nelson Rodrigues? (intervenção teatral baseada na obra dramática de Nelson Rodrigues/ SESC São Gonçalo 2010); Chumbo Grosso – o teatro na década de 60 (espetáculo adulto/ SESC São Gonçalo e UERJ – Faculdade de Formação de Professores 2010); O Canhão, o menino e a flor (baseado na obra de Maurice Druon, O Menino do Dedo Verde/ SESC São Gonçalo 2010); evento Quarto Aberto (mostra quinzenal de teatro onde cenas curtas, vídeos e pesquisas eram apreciados e debatidos/ SESC São Gonçalo2010); oficina de artes integradas UQQuiMiMove? (oficina com duração de uma cena que integra dança, teatro e música / SESC São Gonçalo 2011)  e Amarante – Os Mistérios das Terras de Além Mar (espetáculo sobre a história do município de São Gonçalo /SESC São Gonçalo 2011).

Recentemente conquistou vários prêmios nas categorias Melhor Ator, Melhor Pesquisa de Linguagem, Melhor Pesquisa Autoral e Melhor Direção, percorrendo festivais de cenas curtas por todo o país, com as esquetes: Panóptico (Cia. Quarto de Teatro/ São Gonçalo 2008) , Ator Emparedado (Cia. Quarto de Teatro2009 a 2011), Selvagerias no Elevador Vermelho (Os Desprenteciosos Coletivo Teatral/ Rio de Janeiro 2010), Esperando (ARTECORPO Teatro e Cia/ Niterói 2010), Ensaio para Macbeth I (ARTECORPO Teatro e Cia. - 2011).

Atualmente dirige e atua em alguns espetáculos da ARTECORPO Teatro e Cia., onde também exerce a função de produtor, professor e designer gráfico (A Grande Viagem/ espetáculo infantil apresentado em praças de Niterói - 2011; Olhar do Outro Lado/ espetáculo adulto apresentado no Teatro Municipal de Niterói - 2011; Baú das Histórias Encantadas/ escolas públicas e particulares de Niterói - 2010), e continua o desenvolvimento de sua pesquisa sobre uma pedagogia autônoma para o ator, junto ao Núcleo de Pesquisa Corpo em Cena, recém formado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário